Como Fazer Marketing com Emotions :)

Atrair as emoções dos consumidores ao criar mensagens de marketing não é tarefa fácil. Pense em como você se sente quando ouve mensagens de marketing e como esses sentimentos afetam suas próprias decisões de compra. Assim como você é movido para a ação por uma resposta emocional às mensagens de marketing, assim são todos os consumidores também presentes na internet.

Campanhas fantásticas como “Real Beauty” da Dove e os anúncios “Just Do It” da Nike, se concentram principalmente em uma experiência humana. Mesmo se sua pequena empresa não tem uma grande empresa de publicidade ao seu lado para criar comerciais de classe mundial, você tem muitas oportunidades de utilizar a interação emocional.

Depois de identificar o público-alvo para suas mensagens de marketing, você precisa considerar quais disparadores emocionais você pode conectar a essas mensagens. A seguir estão 8 gatilhos emocionais comuns que você pode amarrar em suas mensagens de marketing para fazer a venda.

 

1. Medo

O medo é uma emoção que pode ser usada em uma grande variedade de mensagens de marketing. As companhias de seguros apelam frequentemente à emoção do medo com mensagens como “não começ travado com pouco seguro demasiado.”

Um exemplo pode ser a linha de assunto do e-mail: “10 erros que podem prejudicar o seu negócio” muitas vezes têm um maior clique através da taxa do que um post intitulado: “10 dicas para um negócio melhor”. Sentido de urgência com um fator pouco medo hoje.

2. Culpa

Os consumidores são facilmente afetados por mensagens que provocam emoções de culpa.  É uma das melhores ferramentas emocionais para adicionar urgência aos seus posts. Organizações sem fins lucrativos usam o gatilho de culpa de forma eficaz , como “Não deixe que eles sofrem mais.”

3.Confiança

Empresas financeiras estão liderando o caminho com mensagens como “sem taxas ocultas”. Essa é uma tática que se destina a posicionar um negócio como confiável. Outra ótima maneira de ganhar a confiança de novos clientes é destacando clientes felizes com depoimentos!

4.Valor

O valor é outra tendência quente no marketing, e muitas promoções apelam diretamente para o gatilho emocional de obter um bom negócio. Por exemplo, as mensagens promocionais que dizem “Se você encontrar um preço melhor para o mesmo produto, cobrimos o preço!”

5.Pertencer

Poucas pessoas realmente querem ficar sozinhas. A natureza humana dita que a maioria das pessoas quer se sentir como pertencente a um grupo, e os clientes costumam comprar produtos em uma tentativa de se sentir parte de um grupo específico. Muitas empresas apelam efetivamente aos desejos dos consumidores de pertencer, usando gatilhos como “Você é parte da família”.

6. Competição

Você é o tipo de pessoa que quer estar a frente de tudo? A paisagem tecnológica em constante mudança criou uma geração de que querem aprender e se manter atualizadas. Instigue essas pessoas para experimentar a sua mais nova oferta, mostrando-lhes que um pouco diferente poderia ser exatamente o que eles estavam procurando para se destacar. Lembre-se, você ouviu esta dica aqui primeiro;)

7. Tempo

No século 21, as pessoas estão mais ocupadas do que nunca. Como tal, eles desejam mais tempo livre para realizar interesses pessoais, passar tempo com a família e amigos, e assim por diante. As mensagens de marketing que apelam para esse desejo de mais tempo livre são extremamente eficazes, como “Faça um suco Natural com 50% mais agilidade.”

8. Urgência

Adicionar um senso de urgência para o seu material de marketing pode ser apenas o empurrão que faltava para seu público fazer a sua compra. Que tal um botão ‘Comprar agora’  ou uma mensagem  ‘Apenas Hoje’ no seu banner de vendas – um pouco de urgência pode percorrer um longo caminho. Tente isso agora, você não ficará desapontado;)

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